Há dois anos, meu irmão Nenê e eu realizamos o
antigo sonho de percorrer, de moto, a BR 230 – Transamazônica. Uma viagem
inesquecível! Descobrimos um Brasil ignorado pelas autoridades públicas e desconhecido
por grande parte da população, povoado por cidadãos que, depois de mais de 40
anos da inauguração da rodovia federal que corta a região norte do país, ainda
aguardam o tão sonhado progresso trazido pelo asfalto que ainda não chegou. A
rodovia está sendo asfaltada há anos por empreiteiras e, pelo andar das
máquinas, ainda serão muitos os anos que elas passarão asfaltando a floresta, sem
interesse de terminar. Assim como a seca do Nordeste, o asfalto da
Transamazônica é um poço sem fundo de verbas públicas.
https://www.youtube.com/watch?v=AEldxX1GQ2A
https://www.youtube.com/watch?v=AEldxX1GQ2A
Em setembro voltaremos para a região amazônica, desta vez para percorrer outra rodovia federal, a BR 319, mais conhecida como “Rodovia Fantasma” ou “Caminho das Onças”. A volta para casa será pela BR 163, que liga Santarém, no Pará, a Cuiabá, no Mato Grosso, e de lá seguiremos para o norte do Paraná, onde fica nossa cidade, Maringá.
Esta viagem deveria ser feita de Tiger 800XC.
Treinei durante seis meses para isso, porém tive problemas com o filtro de ar.
Primeiro, o original novo de papel, que aguentou somente os três primeiros
meses do treinamento. Em seguida o K&N, que não conseguiu filtrar
totalmente a poeira e a deixou passar para dentro do motor. Além disso, o TBI
da moto acumulou uma “borra” de gasolina de má qualidade.
Eu tentei simular todas as condições pelas quais
passaria durante a viagem. Diante do que aconteceu com o filtro de ar e TBI, conclui
que poderia ter problemas com a moto no meio da floresta.
Pegaremos muita poeira nas BRs 163 e na 230 quando já estivermos voltando, e certamente vamos abastecer as motos com gasolina pouco ou nada confiável durante o trajeto na região norte.
Pegaremos muita poeira nas BRs 163 e na 230 quando já estivermos voltando, e certamente vamos abastecer as motos com gasolina pouco ou nada confiável durante o trajeto na região norte.
A opção inicial pela Tiger deu-se pelo roteiro. Eu
encontraria minha esposa em Marabá, no início do trecho de terra da
Transamazônica. A partir desta cidade, minha esposa e eu faríamos, pelo
asfalto, o trajeto até Cabedelo, na Paraíba, marco zero da BR 230, e de lá
seguiríamos margeando o rio São Francisco até a nascente, em Minas Gerais.
Reconheço que a Tiger não seria a melhor moto para
percorrer as Brs 319, 230 e 163 e não aconselharia ninguém a fazer essa viagem
com qualquer Big Trail, mas no meu caso não havia outra opção, pois minha
esposa precisaria de conforto no asfalto.
Hoje, mais do que nunca, aprendi a respeitar todo o potencial da Tiger 800XC no off-road, já que fiz quase toda a preparação da viagem com ela e sei que ela é uma moto capaz de percorrer qualquer estrada do mundo, menos a rodovia Fantasma e a Transamazônica com toda a poeira e combustível de má qualidade.
Depois de seis meses treinando e aprendendo a
pilotar uma Big Trail em qualquer condição de estrada, resolvi, por bem, trocar
de moto para encarar o desafio no norte brasileiro. A Tiger está toda
customizada para o off-road, revisada,
zerada e guardada para outras aventuras.
Como não sou de trocar o certo pelo duvidoso, seguiremos mais uma vez com a velha, mas confiável Té 250, que me deu e ainda me dará muitas alegrias pelas estradas desse nosso imenso e maravilhoso país.
Nosso roteiro ficou assim definido:
Maringá-PR --> Humaitá-AM --> BR319 --> Manaus --> Rio Amazonas --> Santarém-PA --> Cuiabá-MT --> Maringá-PR, que deverá ser cumprido em 20 dias, sendo:
Maringá-PR --> Humaitá-AM --> BR319 --> Manaus --> Rio Amazonas --> Santarém-PA --> Cuiabá-MT --> Maringá-PR, que deverá ser cumprido em 20 dias, sendo:
5.170 KM de on-road
1.490 Km de off-road
36 horas de barco
1.490 Km de off-road
36 horas de barco
Eu, de Té 250, e meu irmão Nenê com a Lander.
De Manaus a Santarém serão 36 horas de barco pelo
Rio Amazonas com as motos embarcadas.
A BR 163, que liga Santarém a Guarantã do Norte, no
Mato Grosso, é uma rodovia com pouco asfalto. Entre Rurópolis e o trevo de
Itaituba, ambas no Pará, ela “entra” por 115 km na saudosa e conhecida
Transamazônica. No trevo ela volta a ser BR 163 e será por ela que desceremos
em direção às nossas casas.
A BR 319 tem início em Humaitá, no sul do Estado do
Amazonas, e segue por 670 km até a capital Manaus. É um belo exemplo de descaso
e interesse financeiro de políticos e empresários do transporte fluvial. Há
mais de 30 anos era uma rodovia asfaltada, com linhas de ônibus e trânsito
normal de veículos. “Inexplicavelmente”, o governo mandou remover o asfalto e
destruir as pontes para torná-la intransitável. Quem ganha com isso?
https://www.youtube.com/watch?v=OvhQjKlQ-Qo&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=OvhQjKlQ-Qo&feature=youtu.be
Conversei com pessoas, li muitos relatos e assisti a
alguns vídeos sobre a rodovia, nos quais os viajantes aventureiros contam as
dificuldades de percorrê-la, como barro, falta de combustível, pernoite nas
torres da Embratel, visitas inesperadas de animais durante a noite, pontes
caídas, onças, cobras e outros animais que cruzam o caminho. Alguns relatos
falam até de pessoas estranhas, fantasmas e outras criaturas. Outros contam a
fantástica experiência de percorrer esta lendária e histórica estrada, com
moradores hospitaleiros e suas histórias.
Ao mesmo tempo em que pensamos na imensidão do nosso
país, pensamos também que as imensas carências simplesmente não aparecem na
grande mídia porque alguém lucra com o descaso. Por tudo isso é que percorrer esta
estrada virou um sonho e desejo de todo motociclista amante do off-road.
Partiremos no dia 5 de setembro de Maringá com
destino a Humaitá. De lá seguiremos para um passeio inesquecível. Com certeza teremos
muitas histórias para contar. Espero que sejam boas, rs.
Caso queiram pegar carona neste passeio, sejam bem-vindos.
Segue o link:
http://share.findmespot.com/shared/faces/viewspots.jsp?glId=0QT6q2odxXrdeYA49qkVi1Q6Fj9kQjHjj
Amigos queridos Luiz & Juliana viajei junto. A edição de imagens e a trilha sonora ficaram perfeitos. Que linda viagem com ar de aventura. Parabéns.
ResponderExcluirZeca Oliveira.
Zé,
ExcluirViajem faço à trabalho, este será um prazeroso passeio pelo nosso belo e imenso pais.
Na volta, com certeza teremos muitas histórias para contar e espero contar com a sua companhia, da Di e do Dudu.
Abraços
Abraços,
Luiz
Meus amigos Luiz e Juliana, que vcs tenham uma excelente viagem e corra tudo bem e muita aventura. Abração. Rick Miessa
ResponderExcluirRick,
ExcluirDesta vez iremos eu e meu irmão, mas com certeza levarei na garupa toda a torcida dos amigos e familiares.
Um grande abraço.
Luiz
Q seja um passeio maravilhoso 👏👏👏
ResponderExcluirEdneia
boa viagem mestre!!!
ResponderExcluiraguardo vcs com novos causos e histórias!
beijos, Aline
Parabéns Luiz!!boa sorte nessa viagem e envie fotos para que possamos acompanhar essa bela aventura de vcs pelo interior do Brasil
ResponderExcluirHelber,
ExcluirEm setembro de 2015 realizamos mais uma aventura pela Amazônia. Conhecer a BR319,BR163 e rever a BR230.
Segue o link desta viagem:
http://almaspassaras.blogspot.com.br/2015/09/br-319-um-passeando-na-ff.html
Abraços