sexta-feira, 9 de março de 2012

Gratos pela companhia nesta viagem

Nossa viagem de férias pelo sul da Bahia terminou em 23 de fevereiro, 19 dias depois da partida. No total percorremos 4.700 quilômetros cortando o Paraná, São Paulo, Minas Gerais e a Bahia. Ficamos quatro dias na estrada tanto na ida quanto na volta. Em ambos os trajetos, um dos dias foi eleito para descanso e passeio. Poderíamos ter cumprido a distância em três dias, mas preferimos curtir os lugares e desfrutar da companhia de pessoas queridas.
O combinado era rodar entre 500 a 700 km por dia e sempre enquanto o sol estivesse alto. Embora a autonomia da DL seja de pouco mais de 430 km, parávamos a cada duas horas ou 250 km rodados para descansar, esticar as pernas e reabastecer.
O legal dessas paradas é que sempre tinha um curioso que puxava conversa, elogiava a moto e se interessava por nossa aventura, dando dicas da estrada e desejando boa viagem. Também não faltaram os suspiros saudosos de um desejo nunca realizado, enquanto outros declaravam que o medo era maior do que a vontade de cair na estrada de moto. "Uma dessas é meu sonho de consumo", "admiro mas não tenho coragem" e "sempre quis fazer uma viagem assim" foram algumas frases ouvidas várias vezes. 
A viagem foi tranquila do começo ao fim. Nos oito dias de estrada e 11 de estadia em Arraial d'Ajuda não vimos nenhum acidente ou nos encontramos em situação de risco por estar de moto, pelo contrário. Muitos dos veículos nos deram passagem pelo simples fato de nos aproximarmos ou nos cumprimentavam com buzinadas ou sorrisos. A maior parte dos caminhoneiros também nos ajudou sinalizando para ultrapassagens seguras. 
Também vimos algumas barbaridades, ainda bem que em menor proporção. Ultrapassagens irresponsáveis, pistas que são verdadeiras ameaças à vida de qualquer um -  fujam da BR 381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, a famosa "rodovia da morte" -, motoristas displicentes e egoístas, praças de pedágio com tarifas criminosas e sem pista de cobrança exclusiva para motocicletas são algumas delas, que não chegaram a causar nenhum trauma, rs.
A DL, que pesa 190 quilos, transportou mais 170, somados o meu peso e o da Juliana e os 30 de bagagem. Mantivemos a velocidade média de 120 km/h e a moto andou a maior parte do tempo em sexta marcha, pois tem o torque muito forte. A fama da DL é mais do que justa, é uma máquina e tanto. Segura, estável, confortável e de grande autonomia.
Essa foi a primeira de várias longas viagens que estão na nossa lista e que serão 'viajadas' sempre que tivermos tempo, porque disposição nos sobra. Eu, Juliana, a DL e a Claudinha, nosso GPS, agradecemos a companhia de todos e esperamos encontrá-los brevemente, seja aqui ou nos "postos" da vida. 
Até a próxima.

Maringá - Franca - Governador Valadares - Arraial d'Ajuda
Praia do Espelho
Arraial d'Ajuda - Governador Valadares - Juiz de Fora - Pirassununga - Maringá

Distrito São Pedro, BR 376

Nenhum comentário:

Postar um comentário