quinta-feira, 1 de março de 2012

Matando a saudade

Ardência nos olhos e coriza alérgica me lembram que estou em Juiz de Fora, cidade natal de minha mãe. É assim desde a infância. Nunca descobri a causa dessa irritação que persiste, mesmo depois que eu operei a adenóide no século passado, mas desconfio da umidade. Cercada por montanhas, a metrópole tem um friozinho bom mesmo no verão.
Fugi do mal-estar visitando uma grande amiga em Santos Dumont, a 56 quilômetros de JF, ainda que espirrando um tanto e com um agasalho a tiracolo. Foi diferente andar de moto sem as botas e a roupa de proteção completa. 
Fizemos amizade com a Rosângela no Caminho de Santiago de Compostela. Acompanhada de Regina e Biá, também sandumonenses, ela formava o trio batizado de "trigêmeas mineiras". Tivemos a alegria de dividir alguns dias de peregrinação com as três e nos afeiçoamos muito à Rosângela, com quem temos mantido contato desde a volta da Espanha. 
Fomos recebidos na pequena cidade, assim chamada em homenagem a Santos Dumont, que nasceu na Fazenda Cabangu, pertencente ao município, pela nossa amiga querida, o marido Tadeu e Eveline, uma das filhas do casal. Depois do almoço mineiríssimo - arroz, feijão, carne moída, angu, couve refogada e um torresmo pra lá de delicioso acompanhados daquela pimentinha, fomos conhecer a casa de nascença do genial inventor brasileiro. Minha mãe garante que nós já estivemos lá, mas eu não tenho lembrança dessa visita. De qualquer forma, o lugar é tão bacana que merece ser visitado muitas vezes e também um post exclusivo.



 
 

3 comentários:

  1. Ju e Lu. Ficou meio "viadin" esse negócio de Ju e Lu, né. Tá bom, Juliana e Luiz. Meus irmãos, lasquem-se de se dar bem. Vocês estão certinhos da Silva Daibert... Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Oi Dupla. Na segunda foto tem uma casinha lá no fundo. OrganiCUS é uma referência à "casinha" das necessidades básicas cujo número é o dois? Desculpem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhos de águia, hein Dinor? Organicus é somente o nome de um restaurante/pousada que a placa indica ser ali por perto, mas não vimos nada. A casinha azul não tem jeito de ser um banheiro. Tem mais cara de ser a guarita do vigia, já que a estrada de ferro que passa em frente ao Cabangu ainda é ativa. Se não me engano, o trem faz a linha BH-São Paulo passando pelo Rio, ou vice-versa. De qualquer forma, em plena terça gorda de carnaval, não teve nem vigia, nem trem. Ficamos a ver aviões, rs..

      Excluir