quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Chuva e sol, bonito demais

Levantamos antes das 7h pela primeira vez desde que chegamos, pois deveríamos estar na oficina às 8h. Para ir de Arraial a Porto Seguro é preciso cruzar o rio Buranhém de balsa. Quando saímos do hostel despencou a maior chuva. Foram dois minutos, mas suficientes para encharcar o Luiz, principalmente porque ele teve de voltar do meio do caminho para buscar o manual da moto que havia ficado no quarto. Encontramos a oficina sem dificuldades e partimos para o Guaiú. Chovia muito em alto-mar e chegamos a pensar que o dia não seria de sol. Para chegar ao povoado pegamos outra balsa em Santa Cruz Cabrália e seguimos mais oito quilômetros, passando pelas vilas de Santo André e Santo Antônio. Nesta há uma estátua gigante do santo, possível de ser avistada da estrada. A praia, a exemplo de quase todas que visitamos, é uma enorme extensão de areia fofa guardada por manguezais. As casas são afastadas do mar, o que deixa uma bela impressão. No Guaiú, a única construção à beira mar é o restaurante da Maria Nilza, onde passamos a tarde A construção é toda de palha e madeira e cheia de detalhes delicados, como água de flores para banhar o corpo, divisórias de chita no banheiro e mesas batizadas com nomes de bichos: aves na parte interna e peixes na externa. Petiscamos mandioquinha frita e cerveja na Dourado e almoçamos moqueca de dourado e guaraná na Arara. Baiana de Vitória da Conquista, Maria Nilza é uma mulher gentil e amável, que vende alegria e gosta de conversar sobre gastronomia, sua especialidade. "Vim para cá porque sou apaixonada pelo Cara", nos revelou apontando para o mar. E alguém consegue não ser? No meio da tarde a praia recebeu visitas nativas, que chegaram até o mar acompanhando o rio. À vontade chegaram, à vontade permaneceram. Saímos do Guaiú às 16h40 e às 18h01 estávamos na porta da Trilha Brasil Motos. Revisada e banhada com óleo de mamona, para proteger contra a maresia, a gorducha está zerada. A travessia de volta para Arraial coincidiu com o pôr do sol, o que permitiu brincar um pouquinho com a câmera. À noite rimos muito no Troca, Troca, um show de stand up comedy no Morocha, um bar mexicano, na companhia de Gisele, Maurício e Luca, filho caçula deste. Muuuuuito bom.