sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Dia ótimo, noite deliciosa

Embora a Gisele insista que o melhor horário para visitar Trancoso seja o final da tarde, fomos para lá na quinta de manhã com a gorducha, incentivados pela Carla. Foi a primeira vez que a moto pegou a estrada desde que chegamos. Vencemos os 26 quilômetros que separam as duas cidades rapidinho. Administrativamente, Arraial d'Ajuda e Trancoso são distritos de Porto Seguro. Para quem chega a Trancoso pelo asfalto, e não pela estrada de terra, a paisagem urbana destoa completamente das imagens de cartão-postal. Com 28 mil habitantes, segundo nos disse o Roberto, fiscal da prefeitura que trabalha no Quadrado, Trancoso começa a mostrar as consequências do crescimento urbano desordenado. Lamentável. Ao chegar ao Quadrado, uma praça de terra "observada" pela Igreja de São João Batista, a conversa é outra. Pousadas, restaurantes, bares e lojas de grife muito charmosos compõem, colorem, decoram e alegram o cenário, que mais parece saído de um conto. As mesas são colocadas na grama e à noite a iluminação é à base de luz de velas, lindamente colocadas nas árvores. Ficamos devendo essa foto, pois voltamos antes do pôr do sol. Passamos a tarde na praia dos Coqueiros, a primeira com cara de verão. Muitos vendedores ambulantes e uma porção de frango à passarinho na barraca à beira-mar por R$ 45 lascas. Ui! Preferimos duas águas de coco, até porque havíamos combinado de jantar com a Gisele e o Maurício no restaurante São João, em Arraial. Uma moqueca de peixe com camarão nos aguardava. Aberto desde 1974 e no Guia 4 Rodas desde 1985, sabíamos que o esforço valeria a pena. E valeu muito.